10.5.12

Vidal Sassoon - O Mestre

Sassoon e Mary Quant
Vidal Sassoon, cabeleireiro inglês, nasceu em 1928 no seio de uma família judaica.
O artista foi um dos nomes-chave da Swinging London dos anos 60 e foi imortalizado por ter criado uma linha de corte inspirada em Bauhaus e baseada em formas geométricas. 
Com apenas 24 anos abriu seu primeiro salão em Londres, treinando sua equipe a criar cortes de cabelos que não dependessem de nenhum tipo de penteado elaborado ou produtos em excesso, dando assim a largada para a febre dos cabelos bem curtinhos. Em 1973 lançou sua gama de produtos com a épica frase "If you don't look good, we don't look good".

Sassoon e Grace Coddington

Seu corte de cinco pontas, com uma franja bem reta, pontas simétricas rodeando as orelhas e uma ponta arrematando a nuca virou clássico e lhe rendeu prêmios que o consagraram como maior cabeleireiro do mundo.

Sassoon e Mia Farrow
Sassoon era tão pop que, quando foi convidado a cortar o cabelo de Mia Farrow pro filme "O Bebê de Rosemary", causou polêmica no set de filmagem ao desviar dos flashes de fotógrafos que o seguiam para cobrir toda a cena, interessados tanto nele quanto na atriz.
Seu salão era ponto de encontro de celebridades, como os Rolling Stones, e foi lá que Mary Quant fez o corte que viraria sua marca registrada e estamparia todas suas campanhas publicitárias.
Afinal... de onde você acha que saiu o corte da Twiggy?


Vencedor de vários prêmios, foi presidente da Multinacional Vidal Sassoon, presidente da Fundação Vidal Sassoon e do centro Vidal Sassoon para o Estudo do Anti-Semitismo da Universidade de Jerusalém.
A Academia Vidal Sassoon, pioneira no estudo das formas, linhas e ângulos de corte é considerada uma referência para os grandes nomes do mundo coiffeur de hoje e sua técnica é comumente usada pelos maiores designers de cabelo da atualidade.


O célebre cabeleireiro foi encontrado morto, de causas naturais, aos 84 anos em sua casa no bairro Bel-Air em Los Angeles dia 9/5/12.
Depois de assumir uma vida privada depois de ter sido diagnosticado com leucemia em 2009, estava de volta aos olhos do mundo por conta do documentário "Vidal Sassoon: The Movie", lançado em 2011.


Um nome que inspira perfeição, precisão e arte... 
...o homem se foi, mas seu legado permanecerá vivo para sempre... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário